O Plano de Voo da Azul para Sair da Crise: O que o Futuro Reserva para a AZUL4?
Quem é a azul(AZUL4)
A azul(AZUL4) é uma companhia aérea que foi fundada em 2008 por David Neeleman. A empresa se considera a companhia aérea com maior número de decolagens e mais extensa malha aérea do Brasil.
Em 2017, fez sua estreia na bolsa de valores. Com seu badalado IPO. Viu suas ações se valorizarem e depois a se desvalorizar ao longo dos anos.
Como foco em ofertar vários trechos para o Brasil. A empresa se tornou uma das mais famosas do país. No entanto, muitas barreiras e ineficiências levaram a companhia a declarar recuperação judicial. Nas próximas linhas vamos desvendar o porquê e se vale o investimento.

Analise simplificada (pode parar aqui)
Antes de mexer no palheiro. Vamos deixar aqui a análise simplificada da empresa. Se formos analisar somente por esses prints aqui e com todos os fundamentos que a Azul nos oferece. Já podemos para a análise e dizer que não, não é para mim.

Contudo, se você é daqueles investidores que adora saber os detalhes. E, quem sabe haja algum tipo de potencial escondido. Vem comigo, que vou te mostrar coisas que nem fazia ideia…

Chapter 11 e a Recuperação Judicial
Para podermos falar de azul, é necessário que eu te faça entender como a Azul chegou aqui. E, também o que são alguns termos que vou traduzir para o bom papo reto. Só para resumir para você, basicamente essas medidas são com a UTI da empresa.
Recuperação Judicial (RJ) – A Lei Brasileira
A Recuperação Judicial (RJ) é o mecanismo previsto na legislação brasileira (Lei 11.101/2005) para que uma empresa com sérias dificuldades financeiras possa renegociar suas dívidas, reorganizar suas operações e evitar a falência.
Em resumo: A empresa ganha tempo para negociar dividas e apresentar um plano. E, o acionista chupa dedo lá no final da fila…
Chapter 11 – A Lei Norte Americana
O Chapter 11 (Capítulo 11) é o equivalente americano da Recuperação Judicial. Ele faz parte do Código de Falências dos EUA e serve ao mesmo propósito: permitir que uma empresa se reorganize e continue operando enquanto negocia com seus credores.
Em resumo: A empresa ganha tempo para negociar dividas e apresentar um plano. As ações (ADR’s) são suspensas de negociação em bolsa. Mas, aqui tem um detalhe:
Financiamento (DIP Financing): O Chapter 11 tem um mecanismo muito estabelecido chamado “DIP Financing” (Debtor-in-Possession Financing). É um tipo de empréstimo de emergência para a empresa que está se reorganizando. Esse novo credor tem prioridade máxima de recebimento, o que incentiva bancos a emprestarem dinheiro para manter a empresa operando durante o processo.

Ou seja, para a Azul foi uma baita jogada acionar a recuperação judicial no Brasil, e; posteriormente nos EUA. Fazendo isso, ela obteve acesso a crédito. Pois, assim ela ganha prioridade de recebimento. 💡

O canal elementar fez um baita vídeo explicando como o setor aéreo aqui no Brasil sofre. Então, você entende rapidamente porque a empresa entrou nesse gargalo. Esses detalhes vou te explicar a seguir.
Análise Quantitativo – Números de AZUL4
Seguindo com nossa análise, precisamos decifrar uma sopa de letrinha para te ajudar a medir e entender como os números da empresa estão se comportando.
Imagina que você tem um ônibus mágico voador que leva seus amiguinhos para a casa da vovó.
O seu ônibus tem 10 cadeiras:
ASK (Assentos Disponíveis)
O ASK é como contar TODAS as cadeiras vazias que você tem no seu ônibus antes da viagem começar.
Se seu ônibus tem 10 cadeiras, o seu ASK é 10. São todos os lugares que você pode vender para seus amigos.
RPK (Passageiros Pagantes)
O RPK é contar quantos amiguinhos REALMENTE sentaram e pagaram para viajar no seu ônibus.
Se 8 amiguinhos viajaram com você, seu RPK é 8. São os lugares que você vendeu. Ficaram 2 cadeiras vazias.
RASK (Dinheiro por Assento Disponível)
Imagina que, no total, você ganhou 10 moedas de R$1 com a viagem. Você ganhou R$8 com as passagens e R$2 vendendo biscoitos no ônibus.
O RASK é pegar essas 10 moedas e dividir por TODAS as 10 cadeiras do ônibus, até pelas que foram vazias.
Dá uma moeda para cada cadeira. O RASK serve para a gente saber se o ônibus inteiro, com tudo que tem dentro, está dando um bom dinheirinho.
PRASK (Dinheiro da Passagem por Assento Disponível)
O PRASK é quase a mesma coisa, mas aqui a gente só conta o dinheirinho que você ganhou vendendo as PASSAGENS. Aquele dinheiro do biscoito não conta!
Você ganhou 8 moedas com as passagens. Agora você divide essas 8 moedas por todas as 10 cadeiras.
O PRASK serve para saber o quanto cada cadeira do seu ônibus (cheia ou vazia) te deu de dinheiro só com a passagem.
CASK é para saber o custo de cada cadeira do seu ônibus.
Resumindo:
- ASK: Todas as cadeiras do seu ônibus.
- RPK: Quantos amigos estão sentados.
- RASK: Todo o dinheiro dividido por todas as cadeiras.
- PRASK: Só o dinheiro da passagem dividido por todas as cadeiras.
- CASK: Custo de cada cadeira.
Pois, bem olha só: O ASK aumentou 17.5% em 12 meses, devido a aumento de 36.8% na demanda por vôos internacionais e 12.9% na demanda por vôos domésticos. O RPK, aumentou 19.3% e também fez bonito. Ademais, o RASK segue firme e forte em R$38.53.
A parte negativa ficou pelo CASK, que teve um aumento em 4.1%. Impulsionado por 3 fatores: Dólar(do período), inflação e processos judiciais ligados a irregularidades em operações.

Seguindo o baile:

- P/VP em -0,04. O que significa que a empresa está em diluição.
- Crescimento de receita e margem líquida crescentes.
- Div.Liq/EBITDA disparada em 4,44.
- Dívida líquida supera o ativo.
- Um ponto importante é que a empresa faturou R$21bi em 12 meses. O que não é pouca coisa. Mas, isso não significa lucro líquido…
Análise Qualitativa – Produtos e serviços de AZUL4
Quando pensamos em Azul, pensamos em viagens aéreas logo de cara. Mas, a empresa está envolvida em outras operações para diversificar e dar potências as suas fontes de renda. São elas:
- Azul Cargo, programa de logistíca que atende a mais de 7.000 cidades em todo o Brasil, 17.000 rotas. Podendo ou não efetuar entregas em até 48 horas.
- Azul Fidelidade, programa de fidelidade focado em milhas da empresa. Em parceria com o Itaú a empresa tem forte presença com seu cartão Infinite Azul.
- Azul Viagens, tradicional pacote de destinos para o Brasil, roteiros turísticos e reservas de hóteis.

Análise Técnica
Olhar para o gráfico e cotação de AZUL4 agora seria perda de tempo na nossa visão. Isso porque a empresa está em recuperação judicial e os gráficos ainda não fazem jus ao valor intrínseco da empresa.
Tudo bem, tudo bem. Eu sei que parece que a empresa não vale nada. Mas, Benjamin Graham tinha um conceito para esse tipo de empresa. Ele as chamava de “Guimbas de cigaro”. Uma última tragada e nada mais.
Para finalizar essa análise, podemos observar claramente que o preço está abaixo da EMA200. O que caracteriza sobrevenda. O que pode alegrar o coração do entusiasta investidor de AZUL4 agora é seu próximo relatório em novembro de 2025.

Análise SWOT de Azul
Strengths(Forças)
A azul pode se vangloriar da sua malha aérea que é alegadamente uma grande força dentro do seu negócio, sua receita cresceu 18.4% no ano, a empresa aumentou sua capacidade de operação de vôos, aumentando sua capacidade de trechos ela detém vantagem competitiva sem adversários em 83% das rotas.
Negociou e vem pagando muita dividas, os indicadores chaves estão progredindo muito bem e nem estamos em férias ainda.

Weakeness(Fraquezas)
Ao mesmo passo que a receita aumentou, sua despesa subiu junto somando 22.3% a R$4.5bi. A empresa é suscetível a variações cambiais; pois seu diesel é cotado na moeda. A empresa perdeu somas significativas com operações de hedge, uma vez que o dólar desacelerou.
Outro fator que torna a empresa suscetível, são as taxas de juros. Muitas debêntures tem seu valor atrelado ao indicador. O que custa milhões em juros.
Um último detalhe que me chamou a atenção foi uma despesa denominada como “outros”. Com valores alto e aumentando em proporção.

Opportunities(Oportunidades)
Podemos perceber logo de inicío, que há um esforço da empresa primeiro em sobreviver no Brasil. Aonde taxas aeroportuárias, processos judiciais, combustíveis cotados em dólar e divídas acopladas a indíces da economia fazem qualquer um pirar.
A jogada do chapter 11 nos EUA foi genial, foi uma injeção de capital imediata e necessária. O crescimento operacional com aquela sopa de letrinhas que mostrei, redução do CASK e potencial valorização na cotação.
Soma se a tudo isso, a maior cobertura de malha aérea do Brasil. Trazendo novos e potenciais cliente recorrentes, dependendo do destino final.
No entanto, na nossa visão a maior oportunidade está no fundamentos. A empresa está cotada em apenas ~R$1.1bi. Sendo que o patrimônio da empresa ultrapassa R$26bi. Se usarmos a fórmula desse livro, conseguimos calcular oportunidades.

Threats(Ameaças)
Os riscos que AZUL4 corre são muitos e sensíveis demais. Dentre eles podemos listar: Dívida alta, diluição acionárias (o número de ações mais que dobrou saltando de 350 milhões de papéis para mais de 850 milhões de ações AZUL4.), setor extremamente volátil e a performance das ações… -95% até agora…
Do futuro, eu só tenho duas certezas: A morte e os impostos. Certamente, não é uma decisão fácil investir seu suado dinheiro nessa empresa. Contudo, vimos um primeiro sinal de fôlego. Muitos olham para a cotação e pensam que talvez esteja barata ou que seja uma oportunidade.
No entanto, analisando de fato o investimento. Podemos concluir que é uma decisão que carrega um risco imenso. E, que por consequência pode gerar um retorno na mesma proporção.
Saber os fundamentos da empresa e porque comprou é essencial. Pois, nas épocas difíceis é o que te fará segurar a famosa mão de alface…
Abraço a todos e até a próxima.
FAQ AZUL4
A ação AZUL4 vai subir?
A empresa está passando por processos que podem ou não auxiliar na sua cotação.
O que está acontecendo com AZUL4?
A empresa está passando por um processo de recuperação no Brasil e nos Estados Unidos (chapter 11 por lá).
Porque a Azul caiu tanto?
A empresa apresentou resultados ruins ao longo dos anos, prejuízos se acumularam, e, portanto o mercado precificou com esse valor de cotação que temos hoje.
Quando a AZUL4 paga dividendos?
A AZUL4 nunca pagou dividendos…
O que a AZUL4 pode esperar em 2025?
Um ano feliz, se sobreviver.
Qual a chance da Azul falir?
As probabilidade de falência são altas, entretanto a companhia se movimenta para que isso não ocorra.
A AZUL4 vai sair da B3?
A azul foi excluída de todos os índices da Bovespa, mas ainda é negociada em bolsa.
Quais são as melhores ações para comprar hoje?
Queremos muito saber também.
Disclaimer
Lembre-se: este não é um conselho de investimento. Faça sua própria pesquisa antes de investir. Resultados passados não garantem lucros futuros. Cuide do seu dinheiro!
Bio
Apaixonado por investimentos e pela transformação que eles podem trazer, a equipe threedolar dedica-se a desmistificar o mundo financeiro e guiar seus leitores rumo à independência financeira. Acreditamos que o conhecimento é a chave para o sucesso nos investimentos.
Referência
https://en.wikipedia.org/wiki/David_Neeleman