Carrefour e Atacadão
Fundado por Alcides Parizotto em 1960, a rede varejista Atacadão se tornou um símbolo importante em Maringá, PR. Com mais de 102 lojas e 7 centros de distribuição espalhados por 26 estados brasileiros. O Atacadão não demorou a chamar a atenção dos gigantes. E, foi nessa que em 2007 o grupo Atacadão foi comprado pelo Carrefour por R$2.2 bilhões de reais. Hoje, incorporado ao Carrefour. O grupo conta com supermercados, bancos, postos de gasolina, drogarias, clubes de fidelidade e até desenvolvimento imobiliário. Não há como negar, eles são gigantes do setor.
Mas, será que mesmo com todas essas vertentes e fontes de renda? O Carrefour consegue ter realmente boas margens de lucro e adquirir alguma vantagem competitiva frente aos concorrentes? Ademais, vamos analisar tudo isso.
Disclaimer
Nada do que eu escrever aqui é recomendação de investimentos ou chamada para compra e venda. Tire suas próprias conclusões e veja o que é melhor para você. Resultados passados não são garantia de resultados futuros. Cuide do seu dinheiro, pois ninguém o fará para você.
Quantitativa
- A empresa teve R$109.86B em receita declarada. Todavia, operou com prejuízo líquido de -R$795M. Isso acabou forçando um margem de lucro líquido em -0.72%
- Olhando os ativos, temos R$92.77M contra R$71.94 de passivos. Isso deixa a empresa com equity de R$20.83B. O que é um bom número em um cenário de crise.
- Uma métrica importante para medir o valor da empresa é o price-to-book que aponta para 0.64. Tornando o Carrefour uma empresa sub valorizada aos olhos do mercado.
- Finalmente, podemos observar que o fluxo de caixa livre da empresa está em -R$1.14B. O que a torna sensível. Pois está operando no negativo até o momento com dados de 2023.
Qualitativa
- Aonde quer que vá no mundo. Provavelmente, vai achar um Supermercado Carrefour por perto. Não é um serviço espetacular, mas não deixam a desejar. Em algumas unidades é possível abastecer seu veículo antes/depois das compras. O que deixa com bom fluxo de clientes nos postos.
- As farmácias também operam com serviços parecidos aos do supermercado. No entanto, nem tudo são flores. E, sabemos que o turnover é alto. Os funcionários não permanecem muito tempo na empresa. O que pode levar a oscilações de serviço e custos trabalhistas.
- O atacadão, confesso que usei poucas vezes e não senti tanta diferença de um atacarejo. Na verdade, eles operam com modelos padrões.
- Em suma, não vejo uma grande vantagem competitiva dos produtos/serviços oferecidos em toda a gama de empresas do Carrefour. Atacadão, Bom Preço, Sam’s club e Nacional. Sem vantagem = sem margem.
Técnica
Olhando o gráfico, as ações de CRFB3 operam abaixo da EMA200 desde 2020. Só vejo volume de vendas aumentar e não me parece que vai mudar tão rápido assim.
Estamos no substack também
Pessoal, nos também estamos no substack. Se inscreve lá e toda vez que sair matéria nova. Chega quentinha no seu email.
Resumo da análise de CRFB3
Eu já escrevi aqui que juros altos maltratam muito o setor de varejo. Principalmente aqui no Brasil, onde a inflação está cada vez mais alta. O poder de compra do brasileiro se deteriora muito a cada dia que passa. Contudo, basta fazer uma rápida pesquisa no google e entender que ainda tem muito o que melhorar no serviço prestado ao consumidor final. Vou deixar esse vídeo e esse vídeo também para uma análise da empresa com outro ângulo.
Sobretudo, hora do veredito. É difícil uma nota para Carrefour-Atacadão. Pois, ao que me parece as empresas do setor operam com padrões parecidos. Estrutura, produtos, serviços e remunerações. Parece um modelo bem conectado e que dá lucro quando se faz um giro alto de produtos. Mas, pagando pouco e exigindo muito. Os funcionários se esgotam, há trocas, o serviço piora e isso é o reflexo das notas no google e se tornam referência na mente do consumidor. Enfim, 5/10. Guimba de cigarro! Se entrar, análise bem. Faça seu lucro e passe para a próxima.