Descrição da Embraer (EMBR3)
A Embraer é uma empresa brasileira que nasceu de uma iniciativa do governo brasileiro de implementar uma indústria aeronáutica no país. Após a iniciativa do oficial de aviação do exército, Casimiro Montenegro em convidar o engenheiro Focke-Wulf e seus engenheiros para que atuassem no CTA(Centro Técnico de Aeronáutica). Em, 1953. A empresa surgiu para substituir a importação de jatos para o país.
Mais tarde, sobre a direção de Ozires Silva. Nasce a Embraer SA, em 1969. Em uma sociedade de economia mista vinculada ao ministério da aeronáutica. Mas, em 1992 a empresa foi colocada na lista de empresas a serem privatizadas e em 1994, sob a tutela de Itamar Franco a empresa foi leiloada.
Portanto, os novos majoritários da empresa eram dois fundos de pensão; Previ(20%) e Sistel (20%) e a Cia Bozano, Simonsen(20%) e alguns minoritários tinham algo em torno de (20%) . Vale entender que antes de ser privatizada a empresa estava a passos fortes rumo à falência. E, teve que passar por renovações após se tornar privada.
Contudo, vale lembrar também que alguns anos após a privatização, a empresa passou a figurar como a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo. E, uma das empresas mais valiosas da Bovespa.

Visão geral
Primordialmente, a Embraer é uma empresa que atua projetando, fabricando e vendendo suas próprias aeronaves. Nesse segmento, ela conta com algumas classes de aviões: Defesa e segurança, comercial e agro. Ademais, estende- se também a serviços e suportes prestados.
A Embraer também atua no desenvolvimento de softwares para a indústria aeronáutica e conta com um dos centros de realidade virtual mais avançados e tecnológicos do mundo.
Desde sua fundação a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves mundo afora. Ela é a maior fabricante de jatos de até 150 lugares e a maior exportadora de bens de alto valor agregado. Ela detém escritórios, centros de serviços e distribuição na África, Ásia e Europa.

Mercado
Com um mundo cada vez mais rápido e mais globalizado. A frase: “tempo é dinheiro”. Nunca antes na história fez mais sentido. A demanda por voos domésticos e internacionais segue cada vez maior e com demanda para muito mais.



Entretanto, as maiores vendas da empresa não vieram do setor comercial. Mas, sim em defesa e segurança. Com um aumento de 12% (-14% em 1T24 vs -2% 1 T 25) nas vendas por aeronaves de defesa. Esse segmento foi o que mais cresceu nos últimos meses. Em partes pelas tensões geopolíticas e em partes pelo reconhecimento do KC-390.

A demanda por aviões militares só aumenta e segundo pesquisas é um mercado que pode alcançar $76bi até 2034.

Oportunidades
1 – Pedidos aumentaram
Olhando esses cenários. Eu enxergo 3 grandes oportunidades dentro da Embraer. A primeira e mais óbvia é sobre as vendas de aeronaves de defesa e também a parte executiva.
Apesar de ter entregado 30 jatos no 1T25. A empresa reportou que tem pedidos na casa dos $26bi, o que representa um aumento de 25% em relação ao período similar do último ano. Isso é enorme para os acionistas!

Seguindo a lógica, quanto maiores as vendas de aeronaves. Mais demanda você terá por serviços e suportes. Essa jogada é muito esperta, você vende a solução e detém a ferramenta para manter ela. Apesar da empresa ter reportado prejuízo -R$429mi. Estou otimista pois a empresa tem uma grande leva de pedidos para entregar, que vai ocasionar o nosso segundo item…

2 – Ativos em caixa
Para contextualizar, a empresa está sentada sobre um capital de giro de R$2.7bi em 1T25. Em função da sazonalidade. Seus ativos aumentaram, em razão de um estoque de R$1,9Bi. Que são respectivos a entrega de aeronaves para os próximos trimestres.
Isso elevou o fluxo de caixa livre para R$2.3bi em 1T2025. Soma se todo esse caixa a redução da dívida que saiu de 1,8 x para 0,5 x no mesmo período. Reduzindo a alavancagem da empresa.


3 – Aviões de defesa e segurança
Aqui é onde está o “pulo do gato”. A demanda por aeronaves desse tipo aumentou muito, como dito anteriormente. E, a Embraer está muito bem posicionada e consolidada como uma marca de prestígio global. Colômbia, clientes Africanos, Áustria e Holanda. São clientes confirmados que já encomendaram para a Embraer.


Riscos
Na minha visão, o maior risco hoje em se investir em Embraer. São as chamadas “golden shares” do governo. Esse é de longe o fator que mais me preocupa. Mesmo, não sendo majoritário. Mas, sabemos como as coisas por aqui funcionam…
Ademais, um risco menor que percebo. É justamente pelas ações estarem no “hype”. Isso pode fazer com que o pequeno investidor embarque de cara nessa jornada e veja o preço de suas ações derreterem sistematicamente. Contudo, toda cautela deve ser tomada.


Catalisadores
Vários pontos me chamam a atenção na empresa, tais como:
- O aumento da demanda por aeronaves de defesa e segurança.
- Bom fluxo de vendas para aeronaves executivas.
- O bom fluxo de caixa da empresa.
- A redução de alavancagem.
- A premissa de entrega de várias unidades ao longo dos próximos trimestres.
- E, consequentemente, a variação cambial também pode contribuir e muito para aumentar as margens da empresa.

Concluindo quero destacar que a empresa tem muito estoque para entregar (R$1.9BI). Lembre-se, a empresa já vendeu as aeronaves. Por sazonalidade, ela não entregou ainda. E, quando isso ocorrer, vamos ver um volume de dinheiro cada vez maior dentro da empresa. Por isso, não me surpreende que a empresa tenha performado 97% vs 2% do IBOV no mesmo período. Eu olharia com bastante carinho para a empresa nos próximos meses.

FAQ
Quem é o maior acionista da Embraer?
O maior acionista individual da Embraer é a Brandes Investment Partners, LP. A Brandes possui 14,4% das ações da companhia.
Qual a participação do governo na Embraer RI?
O governo, apesar da privatização, detém uma participação acionária especial, conhecida como “golden share”, que lhe concede direito de veto em decisões estratégicas da empresa.
Quem é o proprietário da Embraer?
Seus principais acionistas individuais são os fundos estrangeiros Brandes e Mondrian.
Bio
Investir não precisa ser um bicho de sete cabeças! Na Threedolar, democratizamos o acesso ao mundo dos investimentos, oferecendo conteúdo claro e prático. Comece hoje mesmo a construir seu futuro financeiro!
Disclaimer
Lembre-se: este não é um conselho de investimento. Faça sua própria pesquisa antes de investir. Resultados passados não garantem lucros futuros. Cuide do seu dinheiro!
Referências:
- https://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=EMBR3&h=1
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer#/media/Ficheiro:EMB-countries.png
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer
- https://embraer.com/media/tour/
- https://www.youtube.com/watch?v=pJFnHOYq6h4
- https://www.iata.org/en/pressroom/2025-releases/2025-01-30-01/
- https://www.precedenceresearch.com/military-aircraft-market
- https://www.edrotacultural.com.br/vendas-da-embraer-para-forcas-armadas-registram-alta/
- https://www.poder360.com.br/poder-economia/embraer-anuncia-venda-de-4-aeronaves-para-novo-cliente-africano/
- https://aeroin.net/colombia-deve-comprar-tres-jatos-kc-390-da-embraer-afirma-ministro/#google_vignette
- https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/12a56b3a-7b37-4dba-b80a-f3358bf66b71/64eb0439-65bb-2e7f-dd61-ac017ad03886?origin=1