Pular para o conteúdo
Início » NOSTR: a rede social que vai fazer você apagar todas as outras

NOSTR: a rede social que vai fazer você apagar todas as outras

NOSTR: a rede social que vai fazer você apagar todas as outras

Antes de tudo, quero enfatizar que a autoria desse texto não é minha. Pertence a essa autora: ButtercupRoberts. No entanto, como usuário, criador e defensor do Nostr. Acredito que o protocolo precisa de ajuda para ser mais divulgado. Existem muitas dúvidas sobre ele e a maior parte do conteúdo é em inglês. Falta muita coisa em português ainda. Ainda…

perfil da autora do post que escreo

Tomei a liberdade de explicar a nossa situação de censura aqui no Brasil e a autora concordou em me deixar trazer aos falante do idioma português essa obra de arte em palavras. Sei que ao final, dúvidas restarão. Mas, com calma e paciência. Dando uma chance ao protocolo, acredito que vocês vão entender o porque escolhi e apoio demais o Nostr. Esse é um trabalho de anos, mas estou aqui para ajudar a compor mais e mais. Boa leitura!

Primeiro, algum contexto.

Sou filha das salas de bate-papo originais da internet no IRC e, nas últimas décadas, experimentei diferentes aplicativos e sites que todos concordamos que são “mídias sociais“, mas até encontrar o NOSTR (Notas e outras coisas transmitidas por retransmissores), eu não tinha certeza de que isso não era algo que eu eventualmente trocaria por outra coisa.

Hoje, mesmo com todos os problemas iniciais, tenho a certeza de que o NOSTR pode ser o LAR DEFINITIVO e SUPREMO para minha vida online.

# OS PROBLEMAS com o atual/antigo cenário das mídias sociais

varios icones de redes sociais

Estou cansada de ficar mudando de uma rede social para outra.

Como muitos de vocês, na minha vida digital tive muitas contas que agora se tornaram obsoletas; e o “conteúdo” e os seguidores que criei durante esse tempo foram perdidos quando um gigante da tecnologia perdeu para o outro, forçando todos nós a “MUDAR” para o novo e começar a construir nosso conteúdo e seguidores do zero.

Ultimamente, a situação piorou ainda mais, com muitos de nós nos vendo forçados a usar e alimentar mais de uma rede social ao mesmo tempo, já que todas atendem a propósitos diversos, com funcionalidades às vezes diversas, além de serem direcionadas a diferentes segmentos de pessoas com quem você se conecta (LinkedIn, Instagram, TikTok, YouTube…). Mas quanto é demais? E quanto tempo devemos continuar gastando readaptando nosso conteúdo para alcançar toda a nossa rede?

No trabalho, me vi tendo que criar contas em várias dessas empresas gigantes de acumulação de dados, tendo que construir cada um dos meus seguidores do zero e criar “conteúdo” para todos, além de ter que passar pelo obstáculo de postar tudo, em todos os lugares, de uma só vez.

Estou cansada de termos, condições e capacidades em constante mudança.

Sejamos honestos, a maioria de nós nunca leu os termos e condições completos, muito menos todas as vezes que eles são atualizados sem que saibamos quais direitos sobre nossos dados estamos cedendo e quais termos estamos aceitando que podem ser prejudiciais para nós e nossa saúde mental.

Aprendemos a aceitar que estamos no playground deles, que eles criam as regras e, se decidirem mudá-las no meio do jogo, precisamos aceitar. Literalmente, não temos outra escolha: é isso ou a deserção, o que basicamente significa abandonar tudo o que construímos em sua “praça pública”. Assim, como uma estrutura de incentivos prejudiciais cuidadosamente projetada, quanto mais tempo passamos construindo em seu território, mais presos a eles estamos e condicionados a nunca deixá-los. Quanto mais construímos e os fazemos crescer com nosso conteúdo, mais perderemos se ou quando desistirmos.

E mesmo que você aceite tudo isso e decida participar, e faça o seu melhor para criar a conta mais incrível do bairro, as mudanças aleatórias que eles fazem para otimizar a receita de anúncios ou a atenção do usuário inevitavelmente afetarão você e todo o seu trabalho.

Se você criou todo o seu feed de acordo com os quadrados do Instagram, mas eles optaram por mudar para as dimensões no estilo do TikTok devido à sua batalha de posicionamento tecnológico com a gigante chinesa… Você engole. Se você editou seus reels de acordo com o que considerou ser o melhor vídeo de 100 segundos… Não mais, de repente 90 segundos é o máximo que você tem permissão… Sem apelo, sem opções. Você engole. O quê? Vendo menos pessoas que você realmente QUER SEGUIR porque elas decidiram encher seu feed com anúncios e sugestões, adivinhe de novo: VOCÊ ENGOLE.

VOCÊ NÃO ESTÁ SE SENTINDO CHEIO DE TODA ESSA MERDA QUE ELES FORÇAM GARGANTA ABAIXO?

Viver nossas vidas digitais nessas plataformas é como estar em areia movediça em constante mudança, tentando incessantemente “hackear o algoritmo” para que nosso conteúdo seja exibido para as pessoas que deveriam automaticamente nos ver a partir do momento em que escolhem nos seguir; e o pior é que você nunca sabe quando pode perder tudo.

Não vamos esquecer que sua conta de mídia social NÃO É REALMENTE SUA.

Recentemente, a conta de uma amiga nas redes sociais foi hackeada. Ela não sabia como isso aconteceu; tudo o que sabia era que recebeu um e-mail do Meta dizendo que ela havia agido contra as diretrizes da comunidade e que, portanto, suas contas estavam sendo removidas (a que foi hackeada e todas as curtidas em seu e-mail, o que incluía contas pessoais e profissionais). Ela tentou apelar, sem sucesso. Ela não tinha feito nada de errado, mas de repente sua identidade desapareceu de todos os nossos feeds, e seu conteúdo não existia mais em lugar nenhum. Ela perdeu muitas fotos que sempre esperava encontrar em seu Instagram e perdeu as pessoas que ela seguia e que a seguiam. Era como se ela nunca tivesse existido na plataforma.

*(Parece um bom momento para lembrá-lo de baixar todo o seu conteúdo valioso das plataformas que você usa, caso algo assim aconteça com você)*

conta cancelada instagram

E isso aconteceu com alguém que não tinha feito nada “para merecer”. Na verdade, aconteceu com mais de uma pessoa que conheço, e todas as vezes elas se sentiram desamparadas e sem recurso, e ainda assim se viram tendo que reconstruir tudo do zero na mesma plataforma que as tirou da plataforma, porque “não tinham outra opção” e “seus amigos estavam lá“.

Muitas outras pessoas já passaram por esse terrível alerta, algumas por causa de um hack, como minha amiga, outras foram removidas por postarem conteúdo crítico à plataforma… há tantos motivos pelos quais as pessoas foram excluídas da plataforma e suas postagens foram apagadas sem aviso prévio. E, toda vez, aceitamos isso, como se devêssemos algo a eles; como se precisássemos nos contentar com esse tipo de ambiente abusivo que se enriquece com nosso conteúdo e atenção sem ter voz ativa.

Mas temos outra opção que inverte completamente esse modelo de retenção de atenção e empodera o usuário. Essa opção é o NOSTR, nossa saída dos silos extrativistas das mídias sociais em que nos aprisionaram.

meme do nostr

NOSTR: A melhor experiência social para a era da internet.

NOSTR (Notes and Other Stuff Transmitted by Relays) não é um aplicativo de mídia social, é um protocolo de internet. É de código aberto e muitos desenvolvedores ao redor do mundo estão criando aplicativos com base nele, proporcionando A EXPERIÊNCIA DE MÍDIA SOCIAL DEFINITIVA para os usuários.

Ouvi falar do NOSTR pela primeira vez por meio de Jack Dorsey, no que costumava ser chamado de Twitter. Quando entrei, há dois anos, ainda era uma empresa muito incipiente, mas estava CHEIA DE POTENCIAL e a proposta de valor ficou muito clara para mim desde o início.

Primeiramente, VOCÊ É DONO DA SUA IDENTIDADE, o que inclui seu conteúdo e sua lista de seguidores.

Então, o que significa possuir sua identidade? Imagino que muitos de nós já pensamos que possuímos nossa identidade antes, mas a realidade é que as plataformas possuem nossas identidades, e é por isso que elas podem nos excluir ou censurar.

A posse da sua identidade no NOSTR é garantida por criptografia. Não vou entrar na parte técnica, mas para explicar da forma mais simples possível, no NOSTR nenhuma plataforma possui seu login e senha para usar em seu playground; você pode basicamente usar qualquer aplicativo NOSTR para criar sua identidade e navegar nele. Eles fornecem um login (npub) e uma senha (nsec), e a mágica é que você pode USAR ESSA IDENTIDADE EM QUALQUER APLICATIVO OU SITE NOSTR, sem precisar se cadastrar individualmente em cada um.

Bem-vindo à beleza da INTEROPERABILIDADE.

Não posso enfatizar o suficiente a sensação de poder pegar sua identidade, seus seguidores, seu conteúdo e levá-los de um aplicativo para outro.

No NOSTR, há um rico ecossistema de aplicativos e sites em constante crescimento. Temos “clientes” que permitem que você experimente o NOSTR em interfaces que podem lembrar Twitter, Instagram, TikTok, Substack, Twitch, Clubhouse, aplicativos de podcast e muitos outros. Você pode encontrar muitos deles em https://nostrapps.com/.

site nostrapp

Com essas informações em mente, imagine que você só precisasse de uma senha de usuário, sua senha nsec do NOSTR, e com essa chave, você pudesse abrir seu Instagram, Twitch ou Substack. E todos os seus seguidores estariam lá, e você poderia escolher que tipo de conteúdo deseja vincular à sua identidade para que eles encontrem. Não mais “encontre o link na bio” ou “vá para o nosso canal do YouTube”, tudo o que você postar no NOSTR estará vinculado à sua identidade, e você poderá postar tudo com um único conjunto de chaves que publica seu conteúdo “em todos os lugares”.

E como seu conteúdo está “em cada cliente”, cada um dos SEUS SEGUIDORES PODEM ESCOLHER se está mais interessado em vivenciar seu conteúdo fotográfico “no estilo do Instagram” ou se prefere suas notas “no estilo do Twitter”. Cada usuário navega no NOSTR com a interface de sua preferência.

*(Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, e me sinto obrigado a dizer que se você perder seu nsec, nenhuma plataforma será capaz de salvá-lo. É como as chaves da sua casa, a menos que você guarde uma cópia em segurança, ninguém poderá abri-la para você (não há chaveiros no NOSTR). E se você deixar suas chaves em algum servidor de nuvem, alguém pode pegá-las, abrir sua casa e usá-la como quiser).*

A beleza dessa interoperabilidade e o fato de minhas chaves abrirem minha identidade para todos os reinos do NOSTR é que você não precisa se contentar com um único cliente. Eu uso de 5 a 6 clientes regularmente todos os dias, dependendo do meu humor (ou dos bugs que ainda comprovam que este é um ecossistema incipiente em desenvolvimento). Alguns eu uso quando quero uma experiência mais “parecida com o Twitter”, outros quando quero navegar por fotos e outros apenas fornecem algoritmos diferentes para escolher como visualizar meu feed, e a melhor parte é que NINGUÉM PODE ENCHER MEU FEED DE ANÚNCIOS. Posso selecionar meu feed da forma que for mais importante para mim, e cada “cliente NOSTR” é como uma skin diferente que personaliza a maneira como eu experimento o conteúdo.

No entanto, o motivo mais importante para eu começar a usar diferentes aplicativos NOSTR foi que, quando comecei, nem todos os aplicativos tinham zapping integrado. Alguns ainda não têm, mas a maioria tem 🙂

ZAPS: micropagamentos diretos de seus seguidores.

Zaps são gorjetas que vêm diretamente das pessoas que valorizam as coisas que você posta. São micropagamentos na forma de “sats”, frações de bitcoins em constante valorização, e um dos principais motivos pelos quais estou gastando cada vez menos tempo em outras redes sociais acumulando curtidas sem valor que só alimentam o algoritmo, e mais tempo no NOSTR interagindo com humanos que postam mensagens valiosas na esperança de que as almas generosas que se interessam por sua arte ou criações as considerem valiosas o suficiente para lhes dar uma gorjeta.

É incrível como o tipo de conteúdo que você publica pode mudar quando seu incentivo não é alimentar um algoritmo, mas sim agregar valor real a outras pessoas ao redor do mundo e ser você mesmo. Enquanto o algoritmo do Twitter/X beneficiava o tipo de conteúdo incendiário que chocava e indignava as pessoas, os incentivos do NOSTR beneficiam aqueles que agregam mais valor à rede e aos seus pares.

Uma gorjeta de alguns sats pode não parecer muito, mas mesmo que o equivalente a um pequeno zap seja apenas alguns centavos, é muito melhor do que qualquer outro, e você pode ter certeza de que, se o poder de compra do bitcoin continuar a aumentar, essas gorjetas valiosas também aumentarão. Muitos “narigudos” estão recebendo toneladas de zaps por memes no NOSTR, artigos valiosos, vídeos ou participação em zapatons.

meme de homem com um som

Foi no NOSTR que ouvi pela primeira vez o conceito de “valor por valor“, e a comunidade é muito inflexível em fazer do “v4v” uma alternativa aos modelos baseados em receita publicitária. Porque precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo.

Ouvimos dizer que, se você não está pagando pelo produto, você é o produto. E até agora, isso significava que nos sentíamos obrigados a aceitar que, como os anúncios pagavam as plataformas, éramos obrigados a dar-lhes a nossa atenção. Mas o movimento do código aberto acredita que merecemos algo melhor. Merecemos uma internet melhor, como a promessa descentralizada da qual fomos lentamente roubados de enriquecer 10 pessoas com o trabalho de todos nós. Se eles não conseguem monetizar a nossa atenção, não ganham nada.

Mas por que eles deveriam monetizar isso, em vez de nós?

meme mostrando um carro indo para o caminho dos artistas

Mesmo com as falhas e bugs, o NOSTR ARREBENTA!

As coisas que mais aprendi a amar no NOSTR são:

• Não ter a confusão de anúncios no meu feed e poder VER APENAS O QUE EU ESCOLHO VER.

• Pessoas que não estão no NOSTR podem APROVEITAR MINHAS COISAS SEM PRECISAR FAZER LOGIN.


• Poder APROVEITAR TODOS OS BENEFÍCIOS DA INTEROPERABILIDADE e usar muitos clientes NOSTR que enriquecem minha experiência de usuário, sabendo que sou dono da minha identidade e isso significa que não estou preso a ela, posso me mover como um pássaro para onde eu decidir.

• ZAPPING completos estranhos que me fizeram rir, me deram uma ideia legal ou simplesmente fizeram um comentário espirituoso.

• RECEBER GORJETAS por memes, artigos, fotos, vídeos e quaisquer “Notas e outras coisas” que as pessoas considerem valiosas.

meme de homem feliz por receber pagamentos

CONCLUSÃO: Junte-se a nós no NOSTR, participe da recuperação da sua vida digital.

Se você chegou até aqui na minha carta de amor ao NOSTR, obrigado pelo interesse. Mentes curiosas é o que o mundo mais precisa <3.

NOSTR é um ecossistema que está sendo construído abertamente por desenvolvedores incansáveis ​​que estão continuamente se esforçando para competir entre si e oferecer uma melhor experiência ao usuário. É um dragão de muitas cabeças que tem atualizações e implementações constantes que beneficiam a todos nós e, como tal, às vezes vem com bugs e falhas.

Construir o futuro é sempre cheio de bugs e requer testadores e adotantes pioneiros que ajudem a moldar a tecnologia da melhor maneira possível, especialmente se você quiser construir fora dos modelos de incentivo dos gigantes devoradores dos quais estamos tentando fugir.

Ser um ecossistema tão aberto também pode ser desafiador para um novato. Por onde começar? Há tantos clientes para conhecer; então, aqui estão algumas das minhas recomendações.

Por favor, não sinta que precisa ler tudo agora, comece passo a passo. Este artigo estará sempre aqui quando você precisar (isso não é Instagram 😉 ).

Criando sua identidade/conta NOSTR com uma carteira integrada para receber zaps no Android e iOS:

YAKIHONNE: É um cliente japonês que oferece uma ótima experiência de integração. No aplicativo, você pode criar uma conta e habilitar uma carteira para receber zaps. Nela, você pode visualizar e publicar conteúdo curto e longo, imagens, vídeos e muito mais. (Depois de criar a conta no aplicativo, você também pode acessar a versão para desktop em https://yakihonne.com/)

PRIMAL: Há algum tempo, ele se posicionou como um ótimo cliente NOSTR para integração, pois oferece os mesmos recursos que o Yakihonne, possui uma carteira integrada e o benefício adicional de poder “comprar sats/bitcoin” diretamente da carteira, o que pode ser útil (tem um prêmio de 15% a 30%, então use apenas para pequenas quantias). Também tem a versão para desktop em primal.net.

Meus aplicativos favoritos para celular iOS da NOSTR após a integração, caso você queira experimentar diferentes experiências de usuário:

DAMUS: criado pelo criador original do “ZAP”, Will Casarin, é um cliente iOS simples, confiável e rápido com notificações. Ele mantém as coisas simples, concentrando-se principalmente em notas curtas, embora você também possa ver imagens e vídeos curtos. Mas o feed é otimizado para ser mais “semelhante ao Twitter”.

NOSTUR: O cliente para iOS que tem tudo! É o cliente que usei que integra a maioria das possibilidades do NOSTR. Você pode ver tudo o que mencionei acima com os clientes anteriores, mas também assistir a TRANSMISSÕES AO VIVO e ter várias contas configuradas simultaneamente. Os recursos aprimorados às vezes podem resultar em travamentos ou lentidão no carregamento.

FREERSE: Interface de usuário limpa e agradável, com muitas funcionalidades, com navegação fácil em tópicos como #arte #fotografia ou quaisquer outros interesses. É meu backup sempre confiável para enviar conteúdo de imagem.

OLAS: O novo garoto do pedaço, o cliente Olas, do prolífico desenvolvedor Pablof7z, está tentando enfrentar o Instagram e o TikTok e desenvolveu um cliente focado principalmente na parte visual e fotográfica do NOSTR.

Clientes de desktop e OUTRAS JOIAS DO REINO NOSTR:

Há um número infinito de clientes para desktop, mas geralmente uso ditto.pub ou slidestr.net para uma experiência mais visual.

ALBY é o MELHOR AMIGO DA INTEROPERABILIDADE. Alby não é um cliente NOSTR, mas é uma extensão de navegador que facilita a transição de um cliente de desktop para outro com sua carteira e identidade, sem comprometer sua segurança.

meme dos simpsons

HIVETALK: Um cliente de vídeo chamada (que lembra o Zoom) que não rastreia nem espiona você e que permite zapping e muitas outras funcionalidades durante as chamadas.

NOSTR NESTS: Cliente de espaços de áudio que permite que as pessoas ouçam conversas, conversem dentro delas e enviem mensagens instantâneas para as pessoas envolvidas.

se você chegou até aqui, OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

ESPERO QUE VOCÊ TENHA ENCONTRADO VALOR NELE E ENTENDIDO POR QUE, PARA MIM, O FUTURO DAS MÍDIAS SOCIAIS É BRILHANTE, ABERTO E CENTRADO NO USUÁRIO.

FODA-SE OS INTERMEDIÁRIOS.