Pular para o conteúdo
Início » Como usar suas criptomoedas no dia a dia

Como usar suas criptomoedas no dia a dia

  • por

Usando meus bitcoins no dia a dia

Acredito que hoje o bitcoin é o tema mais em alta. Eu sou usuário desde 2017. Quando conheci e tive meus primeiros contatos com bitcoin. Cada um valia $100 e eu tinha um cartão de crédito da Xapo. Aonde, eu convertia meu saldo por produtos/serviços. Infelizmente, não tenho mais bitcoins por esse preço.

Claro que usei tudo(Vacilão). Eu vi variações que vocês não acreditam. Hoje, o bitcoin ganhou os holofotes novamente. Eu voltei a dar mais foco e dessa estudei mais sobre. Na minha opinião, o grande desafio ainda é usar meus saldos sem KYC (Know your customer). Temos sim cartões de crédito opcionais como: Crypto.com e noone. Mas, obviamente que para receber um desses você tem que dar seus dados. E, quando bitcoin foi criado. A idéia era manter o anonimato do seu dinheiro e a auto custódia. Ademais, vamos analisar o que mudou e o que temos no nosso leque. 

“…Não se compra pão com Bitcoin. Mas, também não se compra com ouro…”

Em um vídeo que vi do Renato Trezoitão, o entrevistador indaga ele dizendo que não se compra pão com bitcoin. Mas ele retruca dizendo que também não se compra com ouro. E, ainda assim, o ouro tem seu valor mantido. Isso se deve a sua função primária. Ambos (ouro e bitcoin) são na sua essência reserva de valor. E, não moeda de troca. Escrevi aqui sobre o L-BTC.

Contudo, você pode converter um depósito de ouro em moeda fiat. Assim sendo, se você não honrar seu pagamento. O ouro está lá como garantia. Assim, funcionam também os sintéticos de bitcoin. Leia a matéria que escrevi sobre. No entanto, podemos usar o bitcoin como garantia e pegarmos valor em outra moeda/criptomoeda. Porque ele é um ativo. Porém, não produz dividendos diretamente. O importante é lembrar que ele é uma reserva de valor e vai te proteger da inflação. Ao longo dos anos. 

Gifts card

Essa é uma opção interessante, pois não tem KYC. Basicamente você entra, seleciona quais produtos quer, entra com seu email e compra com cripto. A minha preferida é a Bitrefill. Aqui, realmente é possível trocar suas criptomoedas (sim, ela aceita mais de 6mil tipos de cripto) por produtos/serviços que valem a pena. Tais como: Uber, Shell, Airbnb, Nike, Spotify e Netflix. O processo de compra é bem rápido e fácil. Já que você vai consumir mesmo. Porque não comprar com saldo de suas criptomoedas que valorizam? 

P2P (Person to Person – Pessoa para pessoa)

Agora, com essa história do pix. Você vai querer privacidade sobre seu dinheiro. E, para isso, pode usar tanto a Bisq, Noone quanto a Hodl Hodl. As 3, não usam KYC. E, portanto, você só vai precisar de um email para se cadastrar e começar a usar. Porém, vamos as minhas experiências usando as 3:

  1. Bisq, você vai precisar baixar o programa e colocar no seu pc. Eu gostei muito dela e tem muitas opções de recebimento/transferência de pagamento. Na dúvida, recomendo esse vídeo aqui. Por ser p2p, normalmente cobra-se mais pela compra e paga menos pela venda. No entanto, você garante o anonimato e não precisa sair de casa ou correr riscos para negociar. Basta seguir o tutorial da Bisq
  2. Noone, interface simples e amigável. Você pode trocar Bitcoin, Ethereum, USDT, Solana, Monero, Ton e USDC. Ela é bem completa. Porém, acho que ela tem uma taxa alta e as cotações são bem maiores/menores que a cotação atual. Ela tem um cartão virtual visa. Senão for problema para você, pode usar. Mas, exige KYC. Das, 3 acho que é a mais cara. 
  3. Hodl Hodl. Minha preferida. Interface simples e intuitiva. Basta seguir o passo a passo deles e concluir as transações. Gostei muito das etapas de confirmação e acho que essa tem preços mais justos. Vale frisar, que ela também conta a parte de empréstimo. Aonde, você troca seus bitcoins por sintéticos e recebe juros.  Agora, vai de cada um. Acredito que todos devem pesquisar e conferir o que melhor lhe atende. 

Cartões de crédito, compensam?

Na minha opinião os cartões são uma boa saída sim para o uso de suas criptomoedas. Porém, cada um tem que entender suas necessidades. E, também é necessário que cada pessoa estude antes a condição que cada corretora exige para que se tenha um cartão em cripto. Eu, sinceramente acredito que com o Trump. Muito disso vai melhorar e mais provedores de pagamento vão aceitar cripto no seu portfólio. Sem mais delongas, vamos aos cartões que recomendo. Esse é um guia e só você pode saber o que melhor te atende (Não uso, pois prefiro e gosto da privacidade do meu dinheiro):

  • Foxbit Card (somente virtual), não tem anuidade e pode te dar até 1% em cashback. 
  • Noone Card (somente virtual), cartão visa virtual. Limite de $50.000. Pode pedir um com $3 acima. 
  • Crypto.com, esse é top. O único problema é que você tem que comprar CRO. Que é o token da empresa e deixar de molho por um tempo. Você pode analisar qual melhor te atende. Mas, a partir de  R$2.750 você já tem um cartão top para começar a usar. 

Concluindo o raciocínio sobre o uso de criptomoedas

Cada vez mais, vamos ver o mercado oferecendo mais e mais soluções para usarmos nossas moedas digitais. O importante é que o estado deixa de ter poder sobre nós e nós passamos a ter mais controle sobre nosso suado dinheiro. Tenho certeza que com o passar dos anos, vamos ter uma adoção de mais de 40% do mercado para soluções com criptomoedas e tokens. Esse é o presente/futuro do nosso dinheiro e de como vamos usar ele.