Melhores Ações para Investir em Janeiro de 2026: Lista completa
Todos os meses nós colamos aqui e escrevemos sobre algumas ideias de investimento que temos. Para começar o ano bem. Listamos alguns ativos que enxergamos com bom potencial para o mês de janeiro de 2026. Ajeite-se aí no sofá e deixe para responder o zap depois. Porque agora é hora de ler sobre as melhores ações para investir em janeiro de 2026.
Como é de praxe, nossa metodologia é encontrar ativos com bom valor intrínseco e que estão desvalorizados momentaneamente para assim aproveitarmos a cotação baixa. Seja como for, nossa ideia é adquirir ativos saudáveis, geradores de caixa e em setores específicos. Mãos à obra, galera!

Índice
Top 10 ações para Janeiro de 2026
1 – ISAE4 – ISA Energia Brasil SA Preference Shares
Esse mês essa empresa apareceu novamente no nosso radar. Falamos dela aqui e aqui e você tem a oportunidade de ler toda nossa tese sobre por que acreditamos na ISAE4. Já que uma imagem vale mais que mil palavras eu adotei esse estilo nesse mês:





2 – AZUL54 – Azul SA
Esse ativo aqui parece loucura eu listar. Mas, apareceu aqui e aqui já. Leia o livro Faça Fortuna com ações, vá à página 71 e leia sobre “preço justo“.





3 – TRIS3 – Trisul SA
Por essa você não esperava… Trisul vem chamando nossa atenção e decidimos incluí-la na primeira lista do ano para ficarmos de olho. O legal de escrever sobre isso em um site. É que tudo isso se torna uma memória, um jornal e assim posso acompanhar a evolução das nossas ideias de investimento. A evolução da empresa é impressionante.





4 – SLV – iShares Silver Trust
A prata teve uma das arrancadas mais loucas que vi nesse ano. Nós falamos dela aqui, aqui e aqui; e como a demanda por metais aumentou devido à inflação e semicondutores.




5 – GLD – SPDR Gold Trust
Nós falamos esse ano várias vezes sobre o ouro. Aqui você encontra algumas palhinhas sobre o tema. Eu recomendo a todos ter ouro físico. Eu comprei algumas unidades pela Ouro Minas. Cola lá que é sucesso. A projeção para os próximos meses é bem otimista. Será que vem crise por aí?





6 – PBR – Petroleo Brasileiro ADR Reptg 2 Ord Shs
Nossa querida Petrobras apareceu novamente na lista. Fato curioso: ela aparece nos nossos filtros gringos e aqui nada. Será que tem maquiagem nas planilhas brasileiras? Onde está a oportunidade? Siga o rastro…





7 – BUR – Burford Capital Limited
A BUR apareceu na nossa lista no mês passado. Falamos sobre seu modelo de negócio baseado em ganhos com processos judiciais. O mercado é inexplorado e a empresa tem muito potencial se souber calcular bem os riscos dos processos.




8 – ARI – Apollo Commercial Real Estate Financ Inc
Trata-se da Apollo Commercial Real Estate Finance, um Mortgage REIT (Real Estate Investment Trust) norte-americano gerido pela gigante Apollo Global Management. Em vez de ser dona de prédios físicos, ela atua no mercado de dívida imobiliária. Ela origina e gere empréstimos hipotecários e financiamentos para imóveis comerciais de grande porte nos EUA e na Europa.É considerada uma empresa de “crédito”, o que a torna sensível às variações nas taxas de juros (Fed).




9 – AL – Air Lease Corp
A Air Lease Corporation é uma das maiores empresas de leasing (aluguel) de aeronaves do mundo, sediada nos EUA e fundada pelo lendário Steven Udvar-Házy. Ela compra aviões comerciais novinhos (direto da Boeing e Airbus) e os aluga para companhias aéreas ao redor do globo. É uma forma de as aéreas operarem frotas modernas sem precisar desembolsar bilhões na compra.




10 – ABEV3 – Ambev SA
Faz tempo que não falo dessa empresa aqui. Esse foi o último artigo que escrevi sobre ela. Ano que vem é ano de eleição. O produto mais vendido da Ambev, todos sabemos qual é. Uma empresa desse porte, robusta financeiramente, pode se tornar sua “nova renda fixa” para 2026. A estabilidade dela é incrível.





Passando a régua…
Galera, quero agradecer a quem chegou até aqui. Não só pelo artigo lido/visto. Mas, tem uma galera que acreditou e passou a ler constantemente as ideias que colocamos aqui todos os meses. Eu disse que havia muito tempo que eu queria um lugar legal para trocar ideias e expor nossas teses de investimento. Agradeço a todos que nos acompanharam nesse ano. E tenha certeza de que faremos de tudo para aprimorar no próximo ano. Feliz ano a todos e boas festas. 😎
FAQ
Por que investir em ações logo no início de 2026?
Janeiro é historicamente marcado pelo “Efeito Janeiro“, em que o otimismo de um novo ciclo e o reposicionamento de grandes fundos costumam trazer liquidez. Em 2026, com o mercado de olho nas eleições de outubro, o primeiro trimestre é visto como a janela ideal para montar posições em empresas sólidas antes da volatilidade política aumentar.
Quais setores devem brilhar no mercado brasileiro (B3)?
Especialistas (como os do JPMorgan e Safra) apontam que os setores de Commodities (Vale e Petrobras), Saneamento (Sabesp) e Bancos (Itaú e Nubank) continuam sendo os portos seguros. Além disso, o setor elétrico (Equatorial e Energisa) ganha destaque pela resiliência em anos eleitorais.
Vale a pena focar em empresas dolarizadas?
Sim. Com a incerteza fiscal que costuma acompanhar anos de eleição no Brasil, ações de exportadoras como Suzano (SUZB3) e Embraer (EMBR3) funcionam como um “seguro natural”, já que suas receitas são em dólar, protegendo o patrimônio contra a desvalorização do Real.
O boom da Inteligência Artificial ainda vale para 2026?
O foco mudou do “hype” para a “execução”. Em janeiro de 2026, as melhores oportunidades de tecnologia estarão em empresas que já integraram a IA em seus custos operacionais para ganhar margem. Nos EUA, Big Techs como Nvidia e Microsoft seguem no radar, mas agora com foco em resultados reais de fluxo de caixa.
Quais são as ações “queridinhas” dos grandes bancos para este ano?
Relatórios recentes destacam a Allos (ALOS3) pela subvalorização de seus ativos de shoppings, a Hypera (HYPE3) no setor de saúde e a Cyrela (CYRE3), que deve se beneficiar se houver qualquer sinalização de queda de juros ao longo do ano.
Como a eleição de 2026 influencia minhas escolhas em Janeiro?
O mercado será “binário”. Investidores experientes estão usando o início do ano para diversificar. A estratégia recomendada é a de “Barbell”: uma ponta em ativos defensivos e dividendos (como utilities e bancos) e a outra em ativos de crescimento global (BDRs e ações americanas) para amortecer possíveis ruídos políticos locais.
Disclaimer
Nada do que eu escrever aqui é recomendação de investimentos ou chamada para compra e venda. Tire suas próprias conclusões e veja o que é melhor para você. Resultados passados não são garantia de resultados futuros. Cuide do seu dinheiro, pois ninguém o fará para você.